sexta-feira, 1 de abril de 2022

MARÍLIA ARRAES LARGA NA FRENTE EM PRIMEIRA PESQUISA ELEITORAL REGISTRADA PARA O GOVERNO DE PERNAMBUCO

Na primeira pesquisa eleitoral registrada encomendada pelo Blog do Magno, para a sucessão estadual, a pré-candidata a governadora Marília Arraes (SD) largou na frente com 28%. Após levar uma rasteira do PT em 2018 sendo impedida de ser candidata a governadora, e ter sua campanha para a prefeitura do Recife em 2020 boicotada pelo mesmo partido, finalmente Marília deu seu grito de liberdade, saiu do PT e migrou para o Solidariedade com a garantia que será candidata a governadora de Pernambuco.

Conforme pesquisa do Instituto Conectar, de Natal (RN), ela aparece na liderança com o dobro das intenções de votos da pré-candidata do PSDB, Raquel Lyra. O Conectar fez vários cenários. No primeiro, Marília aparece com 28% das intenções de voto contra 14% de Raquel.

Miguel Coelho, do União Brasil, vem em seguida, empatado, tecnicamente, com Raquel, com 11%. Pré-candidato do Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira desponta com 8% e Danilo Cabral, do PSB, tem 6%, enquanto João Arnaldo, do Psol, aparece com 2%. Jones Manoel, do PCB, é o último, com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 22%, enquanto 10% representam a soma dos que não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada presencialmente, entre os dias 26 a 29 deste mês, em 55 municípios nas diversas regiões do Estado, sendo aplicados mil questionários, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Os registros eleitorais são 07089/2022, no TSE, e 02798/2022, no TRE.

É natural que Marília lidere qualquer cenário para a sucessão estadual, em 2018, ela também liderava às pesquisas, mas o PT impediu sua candidatura para se render aos caprichos do senador Humberto Costa, e do PSB. Naquela época, não foi somente Marília e seus aliados que ficaram desapontados, foi a população que estava querendo votar nela. Dessa vez, o povo está com sede de votar em Marília, e a tendência é só ela crescer conforme se aproxime o dia das eleições.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Com informações do Blog do Magno