quinta-feira, 6 de maio de 2021

DESTROÇOS DO FOGUETE CHINÊS DESCONTROLADO PODEM ATINGIR VÁRIAS REGIÕES DO PLANETA INCLUINDO O BRASIL

Segundo o site SpaceNews, esta será uma das maiores reentradas descontroladas de uma espaçonave, e os destroços têm o potencial de atingir uma área habitada.

Objetos de pequeno porte reentrando a atmosfera geralmente são incinerados pelo calor gerado com o atrito, mas o primeiro estágio do foguete chinês Longa Marcha 5B não pode ser considerado “pequeno”: ele tem 33 metros de comprimento e 5 metros de diâmetro, pesando 21 toneladas. Isso significa que uma parte considerável pode atingir “algum lugar” da Terra.


A inclinação orbital de 41,5 graus significa que o primeiro estágio passa um pouco mais ao norte de Nova York, Madri e Beijing, e mais ao sul da região sul do Chile e de Wellington, na Nova Zelândia.

A reentrada pode ocorrer em qualquer local nesta área, que inclui também o Brasil. Mas se algo atingir o solo, em qualquer parte do mundo, não será o primeiro estágio inteiro. Isso porque uma grande parte do material do foguete é completamente vaporizado na reentrada. Geralmente, sobram apenas os tanques de combustível que recebem uma proteção térmica.

Segundo os cálculos de Joseph Remis, o foguete deve reentrar por volta das 02h17 deste domingo (9). Mas como a previsão é feita com muita antecedência, tem uma margem de erro de mais ou menos 21 horas e, dentro dessa margem, o objeto faz 9 passagens sobre o Brasil.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar 

Com informações do site Olhar Digital