quarta-feira, 12 de junho de 2019

NEYMAR PERDE R$ 277 MILHÕES EM VALOR DE MERCADO EM 2019, DIZ CIES FOOTBALL OBSERVATORY


Lesões e complicações fora dos gramados complicam situação do atleta que foi a transferência mais cara da história do futebol.

Por Paula Zogbi

SÃO PAULO – O valor de mercado de Neymar despencou de 213 milhões de euros no início deste ano para 150 milhões de euros atualmente, de acordo com o CIES Football Observatory, entidade europeia que faz estudos sobre atletas e clubes. Na conversão direta, a queda corresponde a algo em torno de R$ 277 milhões.

Desde que protagonizou a transferência de clubes mais cara da história do futebol, em 2017, Neymar sofreu uma série de lesões que o impediram de jogar um número alto de partidas. Ambas as coxas e ambos os pés, além da costela e da lombar, ficaram machucados.

Neste momento, o atacante está cortado da Copa América por problema no ligamento do tornozelo direito. A metodologia da pesquisa é objetiva e leva em consideração questões técnicas de jogo, mas também avalia fatores que influenciem a presença do jogador e sua influência no coletivo do time.

Não se sabe se o recente escândalo envolvendo uma acusação de estupro e outra de exposição das imagens da suposta vítima nas redes sociais têm impacto nesta avaliação.

O jornal L’Equipe fez as contas: no PSG, o atacante participou de apenas 51,8% dos jogos desde aquele ano. No mesmo período, outros jogadores do mesmo calibre jogaram muito mais (CR7 tem taxa de 77% e Messi, 87%, por exemplo).

Um outro site de avaliação monetária de atletas, o Transfermarket, não mudou sua avaliação do atacante neste ano, em 180 milhões de euros.

Fonte: Infomoney
DA REDAÇÃO