sexta-feira, 31 de maio de 2019

DEPUTADOS DO ARARIPE VOTAM CONTRA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE BUSCA FAVORECER ACESSO A REMÉDIOS GRATUITAMENTE PELOS MAIS POBRES



Antônio Fernando (PSC) e Roberta Arraes (PP), parlamentares da região do Araripe, uma das mais carentes do estado, ambos aliados do governador Paulo Câmara (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco-ALEPE, não se comoveram com milhares de pacientes que precisam de remédios para doenças crônicas e graves como diabetes, câncer, epilepsia, entre outras várias, e acompanharam a orientação do Governo para barrar a Audiência Pública que aconteceria na ALEPE para tratar do restabelecimento gratuito dos remédios nas farmácias mantidas pelo governo do estado através da Secretaria de Saúde.    
  
Constrangimento, é a palavra usada pela população carente e pelos deputados da oposição ao governo Paulo Câmara que tenta barrar a Audiência Pública em meio à necessidade de milhares de pernambucanos terem normalidade na entrega dos medicamentos, sobretudo para os pacientes transplantados.

Audiência pública é um instrumento dos mais democráticos para buscarmos soluções para problemáticas enfrentadas pelo povo, mas o governo tem conseguido artifícios e força através dos deputados que compõem sua base para barrar essa discussão na ALEPE.

De acordo com informações apuradas, além dos representantes da Secretaria estadual de Saúde, seriam formalizados os convites ao Ministério da Saúde, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, além de representantes da sociedade civil.

Há um plano de ação em execução. “Quem está sem remédio, nas filas das farmácias do Estado, sofrendo, não tem nada a ver com dívidas milionárias do estado com fornecedores, com subfinanciamento do SUS, com a redução do orçamento estadual para o programa, são os mais pobres quem mais sofrem. É um assunto que está chamando atenção da imprensa sistematicamente. Se a própria Assembleia não pode se colocar para buscar soluções, por orientação do governo Paulo Câmara, ficamos realmente sem ver a luz no fim do túnel." Disse a deputada Priscila Krause (DEM).

Enquanto tem milhares de pessoas morrendo por falta de medicamentos na farmácia do estado, diabéticos sem insulina, entre outros que não recebem remédios, os "deputados" que se dizem representantes do Araripe, votam contra a audiência pública.

Vejam a lista dos deputados estaduais que atenderam Paulo Câmara e barraram s Audiência Pública sobre a falta de medicamentos nas farmácias do Estado:

 Adalto Santos (PSB)
 Alberto Feitosa (SD)
 Antônio Fernando (PSC) Ouricuri
 Claudiano Martins (PP)
 Clodoaldo Magalhães (PSB)
 Clóvis Paiva (PP)
 Erick Lessa (PP)
 Diogo Moraes (PSB)
 Dulcicleide Amorim (PT)
 Fabíola Cabral (PP)
 Francismar Pontes (PSB)
 Isaltino Nascimento (PSB)
 João Paulo Silva (PCdoB)
 Joaquim Lira (PSD)
 José Queiroz (PDT)
 Lucas Ramos (PSB)
 Pastor Cleiton Collins (PP)
 Paulo Dutra (PSB)
 Roberta Arraes (PP) Araripina
 Rogério Leão (PR)
 Romário Dias (PSD)
 Simone Santana (PSB)
 Sivaldo Albino (PSB)
 Waldemar Borges (PSB)

PRESENTES NA SESSÃO, MAS AUSENTES NO MOMENTO DESSA VOTAÇÃO:

Tony Gel (MDB)
Doriel Barros (PT)
Aglailson Victor (PSB)
Antônio Moraes (PP)
Romero Alburquerque (PP)
Henrique Queiroz Filho (PR)
Manoel Ferreira (PSC)

AUSENTES NA SESSÃO:

Teresa Leitão (PT)
Gleide Angelo (PSB)
Juntas (PSOL)
Clarissa Tércio (PSC)
Alessandra Vieira (PSDB)

A FAVOR DA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Priscila Krause (DEM)
Gustavo Gouveia (DEM)
Antônio Coelho (DEM)
Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB)
João Paulo Costa (Avante)
Guilherme Uchoa (PSC)
Wanderson Florêncio (PSC)
Álvaro Porto (PTB)
Joel da Harpa (PP)
Fabrizio Ferraz (PHS)
William Brígido (PSC)
Romero Sales (PTB)

DA REDAÇÃO