quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde de Araripina quer acabar com as muriçocas com manipueira.

O Blog recebe muitos emails com reclamações de todos os tipos, atualmente os campeões são de pessoas indignadas com o intensivo ataque das muriçocas em Araripina.

Já publicamos inúmeras matérias manifestando o drama da população, mas parece que o senhor prefeito do município e seu secretario de saúde, não estão atentos aos problemas enfrentados pelos araripinenses, ou talvez não tenha uma assessoria ativa e eficaz, pelo fato de nada fazer para diminuir esse constrangimento que hora atormenta essas pessoas, principalmente as menos privilegiada, que não tem verba nem pra comprar uma sentinela.

Mas um dos nossos colaboradores esteve em contato com um funcionário de alto nível da secretaria de saúde, e este lhe informou que a secretaria pretende utilizar manipueira para acabar com as muriçocas. A idéia é derramar o liquido tóxico nos esgotos e canais abertos que cortam o município para matar os insetos inconvenientes. Segundo ele já funciona em outros municípios.

A manipueira é um liquido tóxico originado no processamento da mandioca. Ele surge no processo de prensagem da massa da raiz da mandioca. Em grande quantidade, a manipueira torna-se um resíduo poluente, devido à elevada carga de matéria orgânica e de ácido cianídrico, podendo intoxicar os animais e contaminar as águas de cisternas.