domingo, 21 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM O VEREADOR LEONARDO BATISTA

Blog Casa de Abelha: Vereador Leonardo Batista, gostaria de iniciarmos essa entrevista pedindo para que Vossa Excelência fizesse um resumo da sua vida pública.

Leonardo Batista: A política faz parte da história da minha família. Araripina, no decorrer de sua história política, teve como gestores vários membros da família Batista, onde citamos: Raimundo Batista de Lima (Doza Batista), Sebastião Batista Modesto (Sebasto Batista) e meu pai Pedro Alves Batista. Também citamos meu irmão, Eduardo Batista, que se elegeu deputado estadual e os vereadores Sebastião Batista de Lima (Bião) e Ivan Batista. No pleito de 2004, lançamos o desafio de representar a família Batista na Câmara Municipal, onde o povo de Araripina me deu um voto de confiança, tendo sido eleito com 2011 votos, sendo o mais votado do pleito de 2004. Em 2008, em reconhecimento ao trabalho que desenvolvi durante o meu primeiro mandato, o povo de Araripina votou pela minha reeleição, tendo obtido 2433 votos.

Blog Casa de Abelha: A Câmara de Vereadores geralmente é a porta de entrada na vida pública. Quando você passou a ser vereador, tinha o objetivo de um dia ser prefeito de Araripina?


Leonardo Batista: Gostaria de relembrar, que nas eleições de 1976 foi eleito pela maioria do povo de Araripina, Pedro Alves Batista, cuja administração proporcionou um grande impulso no desenvolvimento de nossa terra. Após o término do mandato do meu pai como prefeito, nossa família não mais exerceu o referido cargo desde então. Tive a grande oportunidade e a grata satisfação de dar o primeiro passo na vida pública através do exercício da função de vereador, tendo inclusive sido Presidente da Câmara Municipal de Araripina durante o período de 2009/2010, uma experiência muito importante na minha carreira política, pois também me proporcionou a administração do erário público, que deve ser feita com responsabilidade, transparência e planejamento. Agora, me sinto preparado para exercer uma carreira política no âmbito do Poder Executivo Municipal, para buscar o desenvolvimento e progresso da nossa terra.


Blog Casa de Abelha: Em uma oportunidade no uso da sua palavra na Câmara, você declarou que não será mais candidato a vereador nas próximas eleições, é fato mesmo ou foi somente uma angustia momentânea?

Leonardo Batista: Naquele momento, estava consciente de que o exercício de dois mandatos como vereador é suficiente, ressaltando que a função de vereador não pode ser encarada como profissão ou fonte de renda, pois o cargo de vereador é eletivo, ou seja, transitório ou temporário.


Blog Casa de Abelha: Você pretende ser candidato a prefeito ou vice nas eleições de 2012?


Leonardo Batista: Estamos construindo um projeto para administrar o nosso município, onde buscamos conversar com as famílias de Araripina, o comércio, a indústria, o estudante, ou seja todos aqueles que formam opinião, que tem uma ideologia política e que tenham a democracia como a base de sustentação de um futuro promissor para nossa terra. Sabemos que a concretização do referido projeto depende do aglutinamento de forças, de levar uma mensagem clara e transparente, que a política com “P” maiúsculo é benéfica, para isto temos tempo e também maturidade para analisar se o momento não for este, iremos conversar com as lideranças e definir uma coligação que seja vitoriosa.


Blog Casa de Abelha: O Que você tem a dizer sobre vários aliados históricos do prefeito Lula Sampaio estarem rompendo politicamente com ele?


Leonardo Batista: A política é a arte de somar, para isto se faz necessário ter muita cautela em tudo o que vai eleger como prioridade, escutar os aliados é primordial para a sobrevivência do grupo, dividir a responsabilidade assumida em palanque e transformar esta união em obras e a prestação de um serviço público digno para a população. Acredito que estes aliados que saíram tenham suas justificativas, não cabe a me julgar ninguém.


Blog Casa de Abelha: Existe especulações no meio político que o próximo a romper com o grupo do Prefeito Lula Sampaio, será você e a família Farias Batista, é fato ou apenas especulação?


Leonardo Batista: Eu e minha família sempre fizemos política com independência, se acharmos que não devemos mais fazer parte deste grupo, teremos a liberdade de optar, de enveredar por outros caminhos. Falei recentemente com o prefeito sobre meu futuro político e fui bastante transparente quanto aos meus objetivos. Se não der para continuarmos no mesmo grupo é por que nossos princípios passam a divergir, daí iremos buscar convergir com outros pensadores políticos.

Blog Casa de Abelha: Caso vocês realmente deixem o grupo do prefeito, já existe um direcionamento de para onde irão?

Leonardo Batista: Como se diz no ditado popular: “Nosso destino a Deus pertence”, não existe acordos firmados, troca de benefícios políticos, ou qualquer que seja o interesse particular nosso, nosso objetivo é ver uma Araripina voltar a ser a Princesa do Araripe, buscar novos empreendimentos para o progresso e o desenvolvimento da nossa terra. Como diz Milton Nascimento:” O artista tem que ir aonde o povo está, se foi assim, assim será”.


O Blog Casa de Abelha, agradece a gentileza do vereador Leonardo Batista, pela pronta disposição em nos atender.