quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aprovado projeto de Daniel Coelho que estimula reciclagem do óleo comestível

Estabelecimentos comerciais, condomínios residenciais e indústrias que utilizem óleo comestível, em Pernambuco, podem ser obrigados a instalar recipientes coletores para descarte do óleo e encaminhamento do produto à reciclagem. A determinação consta em projeto de lei do deputado Daniel Coelho, aprovado, nesta Quarta-Feira (24), em primeira discussão.

A matéria também prevê a afixação de cartazes com os dizeres “Recicle o óleo vegetal comestível e contribua com a preservação do meio ambiente. As ações abrangem bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos comerciais, além de condomínios residenciais (verticais ou horizontais) e indústrias.

Daniel Coelho acredita que a implantação das medidas vai ajudar a conscientizar as pessoas da importância da reciclagem e a preservar o meio ambiente. “Muita gente joga o óleo no esgoto por desconhecer que isso encarece o tratamento do resíduo em até 45% e que o óleo permanece nos rios e provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes, contribuindo para enchentes”, esclarece o deputado.

Uma vez sancionado pelo governador, o projeto passa a vigorar imediatamente e quem o descumprir pode receber multa de R$ 300,00, valor que dobra em caso de reincidência.


Margarette Andrea
(81) 9946.3043 - 8718.9078 - 3183.2165