domingo, 6 de fevereiro de 2011

EM DEFESA DA MARCA RIO 2016


Eduardo Przybylski

Muito se falou sobre a marca dos Jogos Olímpicos do Brasil em 2016 logo nos primeiros dias de 2011. Este é apenas mais um dos inúmeros passos que o país tupiniquim dará rumo ao evento. Apesar das inúmeras acusações de que a marca trata-se de um plágio, considero que o produto está adequado a um grande evento esportivo. A marca traduz a essência e a criatividade do povo brasileiro e também demonstra a capacidade que o País tem em desenvolver um bom design.


Há anos, o design brasileiro busca seu lugar ao sol. E esta criação é um marco na história da área. Demonstra nossa capacidade de criar, desenvolver e gerenciar projetos desse porte. Ser raso em qualquer tipo de comentário é simplesmente jogar todo um trabalho no lixo, sem nenhum critério, sem nenhuma fundamentação.

A logomarca de 2016 mostra o nosso talento, competência e a nossa importância no cenário mundial do design. É um projeto que deve ser citado como exemplo dentro das empresas e universidades.

A marca vencedora está muito bem resolvida graficamente. Está coerente com o conceito proposto. Possibilita inúmeras aplicações e permite uma interação muito importante com os seus usuários. Eles podem brincar com ela, tocar, sentir. Isso é absolutamente importante e demonstra a nossa capacidade em criar marcas desse porte.

Porém, é certo que outros escritórios desenvolveram marcas tão boas quanto a que venceu. E isso é imprescindível para os designers, mercado e público que consome esses produtos. O nível está cada vez maior e melhor, fazendo com que toda uma cadeia se desenvolva.

O importante não é julgar o fim, e sim o processo todo. Estamos no caminho certo para que cada vez mais o design esteja presente na vida e nos negócios, trazendo soluções para os consumidores.

Somente com trabalhos como esse o país e o design crescerão. Talvez menos críticas e mais discussão sejam fundamentais para que cada vez mais projetos como esse sejam corriqueiros no dia a dia dos nossos escritórios.



Eduardo Przybylski (eduardo@dbrain.com.br) é designer de informação da dBrain (www.dbrain.com.br), agência especializada em marketing de canais.