Enquanto o prefeito Manuel Botafogo (Sem Partido), continua na dúvida, ou pelo menos, ainda não tornou público quem será o candidato a prefeito indicado do grupo comandado por ele, já que ele, não poderá mais ser candidato porque está concluindo o seu 2° mandato, os outros grupos estão em plena movimentação.
Além do grupo político do prefeito Botafogo, com o rompimento dos Gouveias e o ex-prefeito Joaquim Lapa, é possível que tenhamos pelo menos três candidatos competitivos no pleito eleitoral para a prefeitura de Carpina em 2024.
Sendo que, pelo lado de Botafogo, existe dois nomes dentro do grupo que disputam a indicação do prefeito. De acordo com Botafogo, um, é o secretário de administração Samuel Higino, e o outro, seria o vereador licenciado e atualmente secretário de cultura, turismo e esportes, Aldinho do Danone (PDT), são os dois nomes que existem atualmente para a definição do apoio do prefeito para o pleito eleitoral do próximo ano.
No grupo dos Gouveias, liderado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, que termina seu mandato em 2024, e pelo seu irmão, o deputado estadual Gustavo Gouveia, ambos destacam que pretendem abrir o diálogo para montar um palanque forte para as eleições 2024, mesmo sem a presença do ex-prefeito Joaquim Lapa, que já se antecipou e disse que será candidato a prefeito. Essa decisão de Lapa, não agradou os Gouveias.
Em uma entrevista a Rádio Folha, o deputado estadual Gustavo Gouveia afirmou que o ex-prefeito Joaquim Lapa quer ser candidato por uma decisão pessoal. "Ele tem um projeto pessoal, disse numa entrevista que é um sonho particular dele. Eu não faço política por sonhos particulares, não faço pensando apenas nas minhas decisões. A gente, tanto eu quanto Marcelo, fazemos política ouvindo a população, e nosso grupo, de uma forma na qual a gente consiga debater e não por decisão pessoal", pontuou.
Segundo Gustavo, o grupo Gouveia, vai ouvir as famílias carpinenses, entender qual o sentimento das pessoas, e do grupo, que é formado por onze dos 17 vereadores de Carpina, vários suplentes e lideranças.
Já da parte do ex-prefeito Joaquim Lapa, ele declarou: “sou candidato a prefeito de Carpina e não aceito contraproposta”.
Para Gustavo Gouveia, a postura de Lapa é arcaica. "Tanto eu quanto Marcelo fazemos parte da nova política, a política do debate, de ir às casas das pessoas", disse.
Com um eleitorado de um pouco mais de 56 mil votos, o município de Carpina tende a ter uma eleição polarizada na reta final, quem conseguir agregar o maior número de apoios e formar um palanque forte, terá mais musculatura para levar a mensagem ao maior número de famílias carpinenses, e consequentemente, angariar maiores apoios.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da Agência de Notícias