quarta-feira, 31 de maio de 2023

PREFEITO CHICO SIQUEIRA E SEU VICE JOÃO COUTINHO SÃO CASSADOS EM IPUBI-PE POR COMPRA DE VOTOS E ABUSO DE PODER ECONÔMICO

O Blog Casa de Abelha teve acesso com exclusividade a informações que motivaram a cassação dos mandatos do prefeito de Ipubi, Chico Siqueira ( PSB), e seu vice, João Coutinho (PSB), por abuso de poder e compras de votos na última eleição municipal de 2020. A denuncia partiu do Ministério Público e acatada pelo juiz eleitoral da 133º Zona Eleitoral, Dr. Leonardo da Costa Brito.

TRECHOS DO PROCESSO DE CASSAÇÃO DE CHICO SIQUEIRA E SEU VICE JOÃO COUTINHO 

Alem da cassação do diploma do prefeito e do vice, o juiz decidiu por tornar o prefeito inelegíveis por 8 anos subsequentes ao pleito de 2020 e aplicou multa de R$ 1.064,10 mil UFIRs. Os envolvidos podem recorrer ao TRE-PE.

O processo contra Chico Siqueira foi baseado nos testemunhos de Jéssica da Silva Cruz, que afirmou que os investigados Francisco Rubensmário e Josimar Eugênio, abordaram a eleitora com com aquela velha pergunta de candidatos em época de eleição: "o que a senhora está precisando pra votar em Chico?" a mesma respondeu que precisaria de um par de óculos, eles então lhe ofereceram dinheiro para que o comprasse e, em troca, votasse nos candidatos a prefeito “Chico Siqueira” e no candidato vereador Venildo. Afirmou a testemunha que no dia seguinte, 27/10/2020, foi até a Prefeitura de Ipubi e lá recebeu um cheque no valor de duzentos e cinquenta reais (ID 38952684, página 9).

Gledson de Oliveira Diniz, ao depor no Procedimento Investigatório do Ministério Público, afirmou que no momento da visita dos investigados se encontrava em casa com Jéssica, sua companheira. Relatou, ainda, que os investigados, uma vez na porta da sua casa, começaram a pedir votos para suas respectivas candidaturas, sendo que o candidato/investigado Chico Siqueira ofereceu à companheira do depoente um par de óculos e lhe ofereceu o valor de R$ 200,00 mensais para que os mesmos votassem nele. Afirmou também que, logo em seguida, o Chico pediu que ele e Jéssica fossem à Prefeitura no dia seguinte para que recebessem os cheques. O eleitor Gledson pegou o seu cheque, no valor de duzentos reais e quarenta e cinco centavos e o entregou ao Ministério Público Eleitoral (ID 38952684, página 17).

No processo não diz se haverá novas eleições, ou se quem assumirá a prefeitura de Ipubi interinamente, será o presidente da Câmara de Vereadores. Aguarde para maiores informações exclusivas aqui no Blog Casa de Abelha, há 13 anos publicando o que o povo precisa saber, sem pretensão de agradar todo mundo.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Com informações da Agência de Notícias