terça-feira, 11 de abril de 2023

"DEEP WEB", O SUBMUNDO DA INTERNET LIGA ASSASSINOS DE ESCOLAS PELO BRASIL, E DEIXA CIDADES DO SERTÃO EM ALERTA

Especialistas detectaram ligações entre os assassinos dos ataques a escolas pelo Brasil com grupos organizados na internet, nas redes sociais, e principalmente na "DEEP WEB", que é o nome dado para uma zona da internet que não pode ser detectada facilmente pelos tradicionais motores de busca, garantindo privacidade e anonimato para os seus navegantes. É formada por um conjunto de sites, fóruns e comunidades que costumam debater temas de caráter ilegal e imoral.

Diante dos últimos ataques, e ameaças em todas às regiões do Brasil, às autoridades não tem dúvidas que se trata de grupos organizados no submundo da internet, e citam a Deep Web.

O medo tomou conta de educadores, pais e alunos de escolas públicas e privadas por todo o país. Na última segunda-feira (10), após unidades escolares de Palmares, Arcoverde e do Recife sofrerem intimidações desde o domingo por meio de redes sociais e do WhatsApp, a Secretaria de Defesa Social soltou nota para dar esclarecimentos.

Sem dar detalhes e nomes, para não prejudicar a investigação, a SDS pontuou que está monitorando a internet e frisou já ter encaminhado suspeitos para delegacias competentes. De acordo com o texto enviado à Folha de Pernambuco, todos os gestores regionais da Educação, as Polícias Civil e Militar vão se reunir para discutir estratégias de monitoramento e controle.

Pelas redes sociais, um vídeo divulgado com voz alterada e assustadora diz haver previsão de ataques em todas as escolas do Brasil no dia 20 de abril, uma alusão ao massacre de Columbine. Todo cuidado é pouco.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Com informações da Folha de Pernambuco