TRAJETÓRIA
Martinho chegou em Araripina no ano de 1989 para cursar a faculdade de Agronomia. Polivalente, também estudou Direito, Administração e Pedagogia. Desde sempre gostava de programas de auditório, rádios e jornais, talvez por isso, apesar dos multitalentos, se encontrou na comunicação. Iniciou, portanto, a faculdade de Comunicação Social, em Campina Grande, na Paraíba. Após concluir o curso, voltou para Juazeiro e trabalhou no Jornal Diário da Região. Posteriormente, ingressou em rádios de Juazeiro e Petrolina, mas sua maior paixão continuava sendo o jornal, onde ele expressava sua mais potente habilidade: escrever.
Em 2004, Martinho retornou para Araripina aceitando o convite do político e empresário Valdeir Batista. Na cidade, em parceria com Lusmar Barros, criou o Jornal Correio do Araripe, que circulou por 5 anos. Na época, as rádios locais eram comprometidas com determinados grupos políticos, fato que não atraía o comunicador. No entanto, o radialista Carlos Maia (in memorian) o convidou para sua rádio, a Estação Sat. O convite foi aceito com uma condição imposta por Martinho: comunicar de forma imparcial e sem censura, dando espaço a todos os grupos políticos para que o ouvinte tivesse acesso à informação horizontal e democrática. Criou-se, a partir dali, um novo jeito de fazer rádio.Veloso: “O sol nas bancas de revista me enche de alegria e preguiça. Quem lê tanta notícia? Eu vou por entre fotos e nomes, os olhos cheios de cores”.
PRÊMIO SOU DESTAK ARARIPINA
O jornalista e comunicador Martinho Filho, é uma das personalidades indicada e referenciada pelo Portal de Notícias Araripina em Foco, no projeto Sou Destak. A empresa de forma brilhante e com muita força de vontade dos seus colaboradores conseguiu vencer o período difícil da pandemia e se manteve viva no mercado – ressurgindo em meio a tantas dificuldades.
DA REDAÇÃO
Texto e Fotos: Carol Nery– Sou Destak Araripina






