O site Reclame Aqui, especializado em reclamações
de consumidores, já contabilizou 1.105 reclamações – até 9 horas desta
sexta-feira, 29 (horário de Fortaleza) - contra ofertas referentes ao Black
Friday, evento que promete promoções e descontos hoje em lojas por todo o País.
Desde 0h, um hotsite
especial criado para monitorar o
evento registra problemas como propaganda enganosa, preços “maquiados”, mau
atendimento, queda e lentidão dos sites.
Ao longo do dia, é atualizado um ranking com as empresas com maior número de denúncias. O Extra.com.br está na liderança com 248 reclamações e 286 chamadas no RA Chat (atendimento online da empresa). A empresa ficou no topo da lista praticamente durante toda a manhã.
Na sequência, o Ponto Frio - Loja Virtual conta com 210 reclamações e 264 chamadas no RA Chat. A Casas Bahia - Loja Virtual ocupa o terceiro lugar, com 110 reclamações e 119 chamadas no RA Chat. As Americanas.com aparecem logo após, com 69 reclamações e 312 chamadas no RA Chat. O Submarino (59 reclamações e 229 chamadas no RA Chat) fecha os cinco primeiros lugares do ranking.
Na edição de 2012, o Reclame Aqui recebeu cerca de 8 mil reclamações, sendo 47% delas referentes se a propaganda enganosa, e 28% mencionava site lento ou fora do ar.
Cuidados
O Órgão de Defesa do Consumidor – Decon Ceará está atento as promoções e a possíveis ciladas para os desatentos. De acordo com a assessora do Decon Ceará, Anna Celly Sampaio, a fiscalização teve inicio já na noite de ontem em bares e restaurantes da capital, que também oferecem grandes ofertas.
"Desconfie da oferta excessiva", afirma Anna referindo-se a prática ilegal de venda casada, quando o suposto mega desconto está condicionado a adesão de um novo produto, em geral, um seguro ou garantia estendida, “não existe garantia estendida. Em geral é um seguro maquiado”. Para ela, os seguros podem ser vendidos, desde que por um corretor e que o cliente saiba que está adquirindo um seguro.
Ao longo do dia, é atualizado um ranking com as empresas com maior número de denúncias. O Extra.com.br está na liderança com 248 reclamações e 286 chamadas no RA Chat (atendimento online da empresa). A empresa ficou no topo da lista praticamente durante toda a manhã.
Na sequência, o Ponto Frio - Loja Virtual conta com 210 reclamações e 264 chamadas no RA Chat. A Casas Bahia - Loja Virtual ocupa o terceiro lugar, com 110 reclamações e 119 chamadas no RA Chat. As Americanas.com aparecem logo após, com 69 reclamações e 312 chamadas no RA Chat. O Submarino (59 reclamações e 229 chamadas no RA Chat) fecha os cinco primeiros lugares do ranking.
Na edição de 2012, o Reclame Aqui recebeu cerca de 8 mil reclamações, sendo 47% delas referentes se a propaganda enganosa, e 28% mencionava site lento ou fora do ar.
Cuidados
O Órgão de Defesa do Consumidor – Decon Ceará está atento as promoções e a possíveis ciladas para os desatentos. De acordo com a assessora do Decon Ceará, Anna Celly Sampaio, a fiscalização teve inicio já na noite de ontem em bares e restaurantes da capital, que também oferecem grandes ofertas.
"Desconfie da oferta excessiva", afirma Anna referindo-se a prática ilegal de venda casada, quando o suposto mega desconto está condicionado a adesão de um novo produto, em geral, um seguro ou garantia estendida, “não existe garantia estendida. Em geral é um seguro maquiado”. Para ela, os seguros podem ser vendidos, desde que por um corretor e que o cliente saiba que está adquirindo um seguro.
SERVIÇO
Black Friday
> Para acessar o site do evento e ter acessp às promoções: www.blackfriday.com.br
> Para denunciar: http://www.reclameaqui.com.br/blackfriday/