O mercado
de agências digitais enfrenta uma escassez de mão de obra em diversas áreas e
funções. Entre os mais requisitados, estão os profissionais que gerenciam mídia
de performance e de programação em Flash, que estão em formação, dentro de um
lento processo educacional.
Aqueles
que já estão no mercado são caros. Os programadores, ainda, são um caso à
parte, porque as agências concorrem com o mercado de TI e, até 2014, haverá uma
carência de 400 mil postos.
Há uma
lacuna, também, para diretores operacionais, que são aqueles que conhecem um
pouco de tudo na empresa, graças à experiência adquirida, e diretores de
criação com perfil de liderança, que queiram formar e capacitar um grupo. Outro
diferencial são profissionais com perfil de quem sabe planejar e mensurar, que
tenham conhecimento por exemplo de Google Analytics, de retorno sobre
investimento (ROI), e, principalmente, que entendam o negócio do cliente e
saibam estudar seus concorrentes antes de produzir um projeto digital.
Este segmento tem, em média, um faturamento de R$100 mil por ano por funcionário. Dessa forma, uma agência com dez profissionais tem em média um faturamento de R$1 milhão de reais por ano e, com base nessa linha de raciocínio, se quiser atingir o faturamento de R$10 milhões, precisaria ter 100 funcionários para atender a demanda com qualidade, ou seja, trata-se de um negócio não escalável, pois sempre dependerá de ter mais pessoas para atingir o faturamento desejado.