quinta-feira, 25 de setembro de 2014

HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA MARIA DE ARARIPINA ADERE A PARALISAÇÃO NACIONAL DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

O Hospital Santa Maria aderiu nesta manhã de quinta-feira (25) a uma PARALISAÇÃO NACIONAL EM PROTESTO À CONDIÇÃO CRÍTICA QUE AS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS SE ENCONTRAM EM TODO O PAÍS. De acordo com o médico Divannágoras Holanda e a secretária de saúde Glória que estiveram nesta manhã na rádio Arari FM, apenas as emergências serão mantidas.

Os demais atendimentos que não têm caráter de emergência estão paralisados. O objetivo é de chamar a atenção da sociedade para recursos insuficientes e o crescente endividamento das instituições.

A ação conta com a participação das mais de duas mil instituições do país e foi planejada após a reunião de representantes no último congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), promovido em Brasília no mês de agosto. 

O ato foi nomeado como “Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”. Os funcionários das instituições devem vestir trajes na cor preta, representando o luto pelo setor, que acumula uma dívida de mais de R$15 bilhões.

No encontro do mês passado o movimento elaborou uma lista de necessidades que o Ministério da Saúde precisa cumprir, para tirar as instituições filantrópicas da situação crítica atual. 

Dentre as condições levantadas, e entregues em documento à Presidente Dilma Rousseff, estão a ampliação do custeio de procedimentos de média e alta complexidade; o pagamento integral de bolsas de residências médicas, hoje sob responsabilidade das instituições; e a criação de linha de recursos de investimentos para tecnologias e adequações físicas.

As entidades são responsáveis por 81% dos atendimentos de pacientes encaminhados pelo SUS. (Hipernoticias)