terça-feira, 29 de julho de 2014

OPINIÃO - POLÍTICA: O SEU "CAMPO" É O DEBATE DE IDEIAS


Por Josenildo Melo

O “campo” da política é o debate das idéias; a contextualização pessoal não pode imperar nas eleições 2014, pois o “campo” da política é o debate de idéias e o respeito à Lei Eleitoral. Precisamos com a ajuda de muitos intelectuais construirmos uma cultura da coletividade em nosso país.

O embate pessoal não deve ser enfatizado em campanhas políticas e muito menos alguns se fazerem de santos e se esquivarem do verdadeiro debate. Os eleitores adquiriram um grau de consciência que já não mais toleram hipocrisia e muito menos fazer uso do nome de Deus em vão. Política é coisa séria e a seriedade da política consiste no uso da razão e construção de idéias que possam ir de encontro aos anseios do povo; da população. O nosso nordeste precisa incorporar a visão de grandeza que conduz as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil.

As riquezas e bens materiais precisam sair do âmbito da individualidade e adentrarem ao campo da construção coletiva de um Estado e de um país melhor. Nobre eleitor e leitor reflitam sobre a importância de suas decisões. A justiça eleitoral a muitos anos vem fazendo a sua parte na condução do processo eleitoral; chegou a hora da própria população afirmar e reafirmar a reconstrução de um país melhor e de um estado próspero e com mais qualidade de vida.


Nada custa relembrar A etimologia do termo política. O que é política? Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Política é coisa séria e o seu “campo” de atuação é o debate de idéias!