terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DICAS DE PEDIATRIA COM DRA. ANA MARQUES



Tema: A CONSULTA COM O PEDIATRA

Quando deve ser a primeira consulta do bebê após a alta da maternidade?

As consultas com o pediatra são muito importantes, principalmente no primeiro ano de vida da criança. Após a alta da maternidade, a criança deve ser levada para consulta com o pediatra na primeira semana de vida. Além disso, o bebê deve ser levado ao posto de saúde para fazer o teste do pezinho e receber a vacina BCG e a vacina contra a hepatite B (caso não tenha sido feita na maternidade).


2.         Qual a frequência das consultas no primeiro ano de vida?

Durante o primeiro ano de vida as consultas devem ser mensais, onde serão acompanhados o ganho de peso, o crescimento, a vacinação e o desenvolvimento neurológico e motor da criança, ou com mais frequência se houver alguma situação que possa colocá-la em perigo, como as listadas a seguir:

• não conseguir beber ou mamar ou vomitar tudo que ingere;
• apresentar convulsões;
• estiver muito sonolenta, movimentando-se menos que o normal, ou muito irritada;
• apresentar respiração rápida;
• apresentar febre (temperatura de 37,8 ºC ou mais) ou temperatura baixa (menor que 35,9 ºC);
• apresentar dificuldade respiratória, estiver gemendo, roxa, pálida, com manchas vermelhas na pele ou com sangramentos;
• apresentar moleira saltada, alta;
• apresentar pus saindo do ouvido ou em lesões de pele, umbigo vermelho ou com pus; demonstrar que sente dor quando é tocado;
• estiver com diarréia, com desidratação ou com alguma mancha vermelha.

3.         E a partir do segundo ano de vida, qual a frequência das consultas?

Entre 1 e 2 anos de vida as consultas ainda podem ser mensais. A partir do segundo ano de vida, as consultas, se a criança é saudável, podem ser de 2 em 2 ou 3 em 3 meses. Na idade escolar, a partir de 6 anos, as consultas já podem ser de 6 em 6 meses. Exames laboratoriais são necessários a cada um ou dois anos, se a criança é saudável, ou quando o pediatra julgar necessário.


É muito importante a realização e do teste do pezinho, que avalia algumas doenças; o teste da orelhinha, que avalia a audição, e o teste do reflexo vermelho, que avalia a visão. Eles possibilitam diagnósticos e intervenções precoces que são importantíssimos para o bebê. Os testes do pezinho e da orelhinha, quando em um primeiro momento apresentam resultado alterado, devem ser repetidos, para excluir ou confirmar a alteração apresentada. O teste do reflexo vermelho deve ser realizado ainda na maternidade pelo pediatra, e se alterado, a criança deve ser imediatamente encaminhada ao oftalmologista.

Dra. Ana Marques Guedes
CRM: 5272105-0